A morte violenta nas narrativas trágicas: amarrações lacanianas de Hamlet, Antígona e Medeia
DOI:
https://doi.org/10.71101/rtp.55.654Palavras-chave:
Narrativas trágicas, Morte violenta, Hamlet, Antígona, Medeia.Resumo
Este artigo realiza uma análise sobre a morte violenta, a partir da figura planificada do nó borromeano RSI, evocando três diferentes narrativas trágicas comentadas por Lacan, que ilustram respostas subjetivas paradigmáticas ao real: Hamlet, de Shakespeare (1601/2000), destacando os efeitos de inibição; Antígona, de Sófocles (2008), uma experiência de transgressão da ordem simbólica; e Medeia, de Eurípedes (2001; 2010) e outras versões latinas (Gouvêa Júnior, 2019) para uma circunscrição do real de um amor louco que desafia a ficção fálica. Essa referência de Lacan nos permite retomar a articulação freudiana da inibição, do sintoma e da angústia para descrever os efeitos de desenlace susceptíveis de serem evocados na subjetividade e no laço social a partir da interpretação das obras trágicas. Demonstramos que cada uma delas explicita de forma trágica o confronto do sujeito com o caráter impostor, violento ou devastador da ordem social.
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