“Sou professor”. Entrevista com Paulo Vidal

Autores

  • Thyell de Mattos Mascarenhas Faculdade Maria Thereza
  • Talita Baldin Universidade Federal Fluminense, Universidade Castelo Branco

Resumo

Nesta entrevista, realizada no âmbito de um trabalho de grupo sobre pesquisa acadêmica em uma disciplina do curso de Psicologia, o Psicanalista e professor Paulo Vidal responde a questões sobre a natureza da pesquisa científica, as diferenças entre Psicologia e Psicanálise, a relação entre clínica e pesquisa, e o estatuto da psicanálise como profissão. Constitui-se enquanto um testemunho da generosidade e da humanidade que lhe eram tão características.

Palavras chave: pesquisa; psicanalise; academia; formação; profissão.

Biografia do Autor

Thyell de Mattos Mascarenhas, Faculdade Maria Thereza

Discente de psicologia na Faculdade Maria Thereza, Niterói-RJ.

Talita Baldin, Universidade Federal Fluminense, Universidade Castelo Branco

Atriz, psicóloga e psicanalista, mestre, doutora e pós-doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Docente no curso de graduação em Psicologia da Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, e em diversos cursos de pós-graduação. Pesquisadora na área do envelhecimento humano, psicanálise e velhice e psicanálise e arte.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Como Citar

Mascarenhas, T. de M., & Baldin, T. (2025). “Sou professor”. Entrevista com Paulo Vidal. Revista Tempo Psicanalítico, 57, e-948. Recuperado de https://www.tempopsicanalitico.com.br/tempopsicanalitico/article/view/948

Edição

Seção

Entrevista