Do abuso sexual intrafamiliar ao testemunho: depoimento especial e reparação psíquica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.71101/rtp.57.836

Resumo

Objetivamos analisar demandas de reparação psíquica do trauma por abusos intrafamiliares, sobretudo sexuais, no contexto do Judiciário, durante o Depoimento Especial. Trata-se de um estudo qualitativo, a partir da análise de cinco audiências com duas crianças e três adolescentes vítimas de abusos, no contexto intrafamiliar. As narrativas das vítimas em Depoimento Especial foram submetidas à análise clínico-qualitativa. A discussão teórica, na perspectiva psicanalítica, foi problematizada por meio de vinhetas ilustrativas dos Depoimentos Especiais. Abordamos a relevância de sustentar uma escuta sensível à narrativa do trauma, no momento do testemunho da vítima no contexto do Judiciário, a fim de favorecer a elaboração psíquica do trauma. Entendemos que este trabalho abre caminho para que o psicólogo realize intervenções pautadas na lógica do cuidado durante a audiência propriamente dita, buscando oferecer condições a futuras transformações da vivência traumática.


Palavras-chave: Depoimento especial, abuso sexual, reparação, trauma, escuta psicológica.

Biografia do Autor

Sandra Pinto Levy, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Psicologia Clinica pela PUCRJ.Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986). Pós Graduada em Psicologia Clinica pela UERJ. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Depoimento Especial de crianças e adolescentes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Diretora da Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar da Corregedoria Geral da Justiça do RJ. 

Rebeca Nonato Machado, PUC-Rio

Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia Clínica PUC-Rio. Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica.

Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia Clínica IP-USP; Professora Asssociada do Departamento de Psicologia e Psicanálise e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina.

Renata Machado de Mello, PUC-Rio

Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia Clínica PUC-Rio. Professora (Agregado 2) do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

22-05-2025

Como Citar

Pinto Levy, S., Nonato Machado, R., Bonafé Sei, M., & Machado de Mello, R. (2025). Do abuso sexual intrafamiliar ao testemunho: depoimento especial e reparação psíquica. Revista Tempo Psicanalítico, 57, e–836. https://doi.org/10.71101/rtp.57.836

Edição

Seção

Artigos