Mecanismos de defesa em pais de bebês com diagnóstico de deficiência física

Autores

  • Diego Rodrigues Silva Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo
  • Natália Alves Calejuri Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo
  • Maria Cristina Machado Kupfer Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo
  • Rogério Lerner Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência física, Parentalidade, Estados emocionais, Mecanismos de defesa

Resumo

Condições físicas visivelmente atípicas despertam insegurança, inquietação e terror levando as pessoas a comportamentos peculiares. Historicamente se observam reações à deficiência física que apontam para o uso de mecanismos de defesa frente à fragilidade da ordem que o quadro desvela. Ainda que alguns já tenham sido mapeados pela literatura, pouco foi descrito acerca das defesas no contexto da relação pais-bebê. Este artigo tem como objetivo analisar o relato da parentalidade de bebês com deficiência física após seu diagnóstico. Trata-se de um estudo exploratório em que participaram 20 díades compostas por cuidador principal e bebê, sendo 10 díades cujos filhos apresentavam deficiência física (grupo caso) e 10 díades sem deficiência (grupo controle) pareadas por critérios sociodemográficos e por faixa etária. Utilizando a Entrevista Semiestruturada, analisada por meio da Análise de Conteúdo, foram observadas particularidades no grupo caso e indícios dos mecanismos formação reativa, anulação e isolamento, não detectados pelos autores clássicos. Conclui-se que as reações à deficiência implicam em processos de descatexia que não incidem apenas sobre os objetos, mas também às suas conexões, o que pode afetar o vínculo cuidador-bebê o exercício das funções parentais.

Biografia do Autor

Diego Rodrigues Silva, Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

Psicanalista. Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo.

Natália Alves Calejuri, Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

Psicanalista. Graduada em História pela Universidade de São Paulo e em Psicologia pela mesma universidade. Mestranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo.

Maria Cristina Machado Kupfer, Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

Professora titular sênior do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da
Personalidade do Instituto de Psicologia da USP (IPUSP) e dos programas de pós-graduação do IPUSP e da
Faculdade de Educação da USP.

Rogério Lerner, Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

Professor associado do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP. Docente, pesquisador e orientador da Graduação e da Pós-Graduação de Psicologia do Desenvolvimento

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Publicado

2024-02-22

Edição

Seção

Artigos