De palavras e inconsciente - a função da linguagem na origem da psicanálise
Palavras-chave:
linguagem, inconsciente, afasias, psicanálise.Resumo
Através do estudo sobre o campo da linguagem Freud iniciou as investigações sobre os fenômenos inconscientes. Mas, antes de ingressar nas pesquisas metapsicológicas, o percurso de Freud começou com o trabalho sobre o transtorno das afasias. Nosso objetivo é demonstrar, analisando os textos iniciais de Freud, de que forma o posicionamento teórico que adotou para o campo da neurologia não apenas se manteve presente, mas foi fundamental para o desenvolvimento de sua teoria sobre os sintomas psíquicos. Nesse sentido, nossa hipótese de investigação é que há um deslocamento da função da linguagem do campo anatômico para os processos mentais.Referências
Freud, S. (1891a/2013). Sobre a concepção das afasias. Obras incompletas de Sigmund Freud. (Emiliano de Brito Rossi, trad.). São Paulo: Editora Autêntica.
Freud, S. (1891b/1986). Carta de 02 de maio de 1891. A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess – 1887-1904. (V. Ribeiro, trad.). In Masson, E. (Ed.). Rio de Janeiro: Imago.
Freud, S. (1893a/1990). Algumas considerações para o estudo comparativo das paralisias motoras orgânicas e histéricas. (James Strachey, trans.) Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. I. Rio de Janeiro: Imago.
Freud, S. (1893b/1990). Charcot. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. I. Rio de Janeiro: Imago.
Jones, E. (1953/1989). A vida e a obra de Sigmund Freud, v. 1. Os anos de formação e as grandes descobertas (1856-1900). Rio de Janeiro: Imago.