A Psicanálise nas instituições: considerações sobre a psicoterapia psicanalítica em serviços-escola de Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.71101/rtp.54.532Palavras-chave:
Psicanálise, Instituição, Psicoterapia Psicanalítica, Clínicas-escolaResumo
A Psicanálise, entendida como subversiva no que diz respeito à epistemo-paradigmática do saber científico hegemônico, propicia uma gama de possibilidades para suas práticas, uma delas é o trabalho psicanalítico nas instituições. Objetivou-se, assim, refletir sobre a Psicanálise no campo institucional universitário, no que concerne, especialmente, a oferta da psicoterapia nos serviços escola de Psicologia, discutindo os atravessamentos desta prática e considerando as possibilidades de interseção com a Psicanálise. O artigo discorre sobre as especificidades envolta da psicoterapia psicanalítica nos serviços escola de Psicologia tais como: as contribuições da Psicanálise sobre a visão de homem e o processo de saúde doença, o ensino da Psicanálise na universidade, a importância das supervisões clínicas e da análise pessoal do psicoterapeuta em formação e as implicações clínicas transferências que operam na psicoterapia psicanalítica neste contexto. Considera-se que o que se encontra no cenário universitário é uma Psicanálise em Extensão, neste sentido, há possibilidades de experienciar, nos estágios clínicos realizados nos serviços escola de Psicologia, uma prática psicanalítica a partir de determinados arranjos e premissas.Referências
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