Ambiente e integração no processo de desenvolvimento emocional: reflexões a partir do trabalho com crianças em situação de risco psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.71101/rtp.50.421Palavras-chave:
psicanálise, ambiente, risco psicossocial, desenvolvimento emocional, Winnicott.Resumo
O presente artigo apresenta reflexões que puderam ser realizadas com base na teoria winnicottiana a partir da atuação da primeira autora como psicóloga no Núcleo Integrado de Apoio Psicossocial das Varas da Infância e Juventude (NIAPVIJ) do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba. Inicia pela apresentação de uma reflexão sobre a concepção de ambiente na teoria winnicottiana para então oferecer um panorama da proposta municipal de atendimento às crianças em situação de risco, assim como a legislação que sustenta essa proposta. Na sequência, propõe uma reflexão sobre a função do ambiente no desenvolvimento emocional primitivo, tal como postulado por Winnicott, articulando-a ao processo de integração. O personagem literário Humpty Dumpty é utilizado como recurso metafórico para ilustrar esse processo primitivo de organização subjetiva. Finaliza destacando algumas consequências dessas reflexões para nosso trabalho diário.Referências
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