A prática do psicanalista em um centro de tratamento de anomalias craniofaciais: o ideal educativo, os impasses e a questão do belo

Autores

  • Lucimara Lopes Rase Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Vinicius Anciães Darriba Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.71101/rtp.50.420

Palavras-chave:

Psicanálise, hospital, pedagogia, belo.

Resumo

O presente artigo parte de reflexões suscitadas pela experiência no setor de psicologia de um centro de tratamento de anomalias craniofaciais na cidade do Rio de Janeiro. O questionamento incide sobre a possibilidade do trabalho do psicanalista em uma instituição hospitalar universitária, local historicamente estruturado em torno da transmissão e reprodução de preceitos educativos na área da saúde. Nesse âmbito, a partir dos impasses clínicos experimentados, que no contexto específico evocam a questão do belo, procura-se ressaltar os efeitos da dimensão ética que orienta a psicanálise ante as demandas de cunho pedagógico que, associadas aos preceitos de eficácia e produtividade defendidos como elementos necessários ao funcionamento de um serviço de alta complexidade, estabelecem condições para a própria manutenção institucional na atualidade.

Biografia do Autor

Lucimara Lopes Rase, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Coordenadora do Setor de Psicologia do CTAC-UERJ; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Vinicius Anciães Darriba, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Programa de Pós-Graduação em Psicanálise; Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

02-12-2018

Como Citar

Rase, L. L., & Darriba, V. A. (2018). A prática do psicanalista em um centro de tratamento de anomalias craniofaciais: o ideal educativo, os impasses e a questão do belo. Revista Tempo Psicanalítico, 50(2), 290–308. https://doi.org/10.71101/rtp.50.420

Edição

Seção

Dossiê