A prática do psicanalista em um centro de tratamento de anomalias craniofaciais: o ideal educativo, os impasses e a questão do belo
DOI:
https://doi.org/10.71101/rtp.50.420Palavras-chave:
Psicanálise, hospital, pedagogia, belo.Resumo
O presente artigo parte de reflexões suscitadas pela experiência no setor de psicologia de um centro de tratamento de anomalias craniofaciais na cidade do Rio de Janeiro. O questionamento incide sobre a possibilidade do trabalho do psicanalista em uma instituição hospitalar universitária, local historicamente estruturado em torno da transmissão e reprodução de preceitos educativos na área da saúde. Nesse âmbito, a partir dos impasses clínicos experimentados, que no contexto específico evocam a questão do belo, procura-se ressaltar os efeitos da dimensão ética que orienta a psicanálise ante as demandas de cunho pedagógico que, associadas aos preceitos de eficácia e produtividade defendidos como elementos necessários ao funcionamento de um serviço de alta complexidade, estabelecem condições para a própria manutenção institucional na atualidade.Referências
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